Integrantes da Klin participaram nos dias 17, 18 e 19 de novembro, no Bahia Plaza Hotel, em Busca Vida – Bahia, do VII Workshop e Panejamento Estratégico Ciclo 2023-2025 da Klin Ambiental. O Instituto Planos auxiliou os presentes na construção das diretrizes para o triênio da empresa.
Através de palestras e dinâmicas integrativas e interativas, os consultores do Instituto Planos, Ângelo Veiga, Elaine Oliveira e Carine Cidade, orientaram os presentes nos trabalhos propostos para a construção da missão, visão e valores, identificação e validação de oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, e por fim, análise e validação de indicadores de desempenho. “Já fiz vários planejamentos estratégicos, mas deu para perceber a ousadia na fala de vocês. Fiquei observando o tempo todo, enquanto vocês estavam confrontando, e eu vi também muito respeito e admiração de todos os lados. Tanto da equipe para os diretores, como dos diretores para os integrantes. É uma equipe que tem tudo para ir muito além do que podem imaginar, estou diante de uma equipe nota 10”, disse Elaine. Além disso, Dude Santiago realizou uma dinâmica com música para representar o trabalho em equipe.
Durante toda a dinâmica, todos os presentes contribuíram com seus pontos de vista, informações técnicas, e da rotina de suas atividades. “Já participamos de muitos treinamentos, e acho que esse foi mais leve, apesar da responsabilidade e do pouco tempo, mas foi muito bem conduzido e tivemos dinâmicas que vão ficar em nossa memória, e esperamos estar juntos em mais momentos como este”, falou Leonardo Kacz, coordenador de negócios.
Rogério Assunção, diretor executivo contou que foram quatro meses de preparação e planejamento. “Foram muitas reuniões com o Instituto Planos, e fiquei muito orgulhoso do resultado. Diante do que vi nas discussões das mesas, percebi o nível de maturidade e conhecimento de todos os presentes, estou muito orgulhoso do que vi aqui”, contou Rogério.
Raimundo Nouta, diretor de negócios, destacou como o momento foi importante até mesmo para identificar o potencial dos talentos da Klin. “ Eu fiz até uma provocação com uma das integrantes, pois sei que é aqui que identificamos potenciais empresários que podem se desenvolver e evoluir para perpetuar o negócio da Klin. Eu posso afirmar que já participei de muitos planejamentos estratégicos, mas esse foi excelente, fomos ousados e agora temos muito trabalho pela frente”, comentou Nouta.
De acordo com Jadir Maisk, diretor de negócios, foi uma oportunidade especial para a equipe. “Nesses dias eu pude encontrar com toda minha equipe presencialmente. Na rotina fica cada um em uma cidade diferente, mas aqui, pudemos nos conectar, nos atualizar, e colocar em prática tudo que vivenciamos em nossa rotina de trabalho. Fico muito orgulhoso de vê-los evoluindo, maduros, consolidados, com os nossos valores latentes e contribuindo positivamente para o nosso planejamento”, disse Jadir.
Edson Fahel, gerente de negócios, frisou que foi especial poder representar na prática a sua fala sobre liderança, sobre a diferença de ser Líder de Pessoas, Líder de Negócios, Líder de Líder, e como isso é representado para o crescimento de cada um dentro da empresa, e fora dela. “Vejo isso aqui como um divisor de águas, começamos agora a brotar na KLIN o empresário parceiro, para que vocês façam a nova história da Klin, e agora, mais do que nunca, vocês vão fazer a história e o futuro da Klin. Nossas ações são voltadas para o cliente, e a atitude de cada um vai refletir no resultado final do negócio. Tivemos uma dinâmica que ficou explicito como isso funciona na prática, e fiquei muito contente”, finalizou Fahel.
Com a dinâmica, ficou definido a missão, visão e valores, e foi possível traçar as ações do Panejamento Estratégico Ciclo 2023-2025.
Confira depoimento dos participantes:
Van Pierre, Coordenador de Contratos
“Quando eu entrar nesse rio e sair, nem eu sou o mais o mesmo, e nem a água do rio será a mesma, saio daqui com esse sentimento”.
Gecimara Luz, supervisora operacional
“Quero agradecer a oportunidade de estar aqui, abriu minha mente para o negócio da Klin, eu tinha visão ampla, e abriu ainda mais, eu aprendi muita coisa nesses 3 dias.
Aline Lima, Técnica de Meio Ambiente
Ampliou muito a minha visão, ficamos na operação direto com o cliente é uma coisa, e ser inserida do outro lado do negócio é diferente, voltamos diferentes.
André dos Santos, Supervisor Operacional
“Sem demagogia, esse foi o melhor evento que participei, sou muito a grato, e levo hoje daqui respeito e confiança. Quando comecei a trabalhar com Van Pierre, em 2007, e sempre tivemos respeito e confiança em nossa relação, e é isso que vejo aqui na KLin, o quanto os diretores nos respeitam e nos passam confiança. Tanto que, quando Van Pierre me ligou e falou assim: estou indo para Mossoró, e você vem comigo, a Klin está chegando. Por ter respeito e confiança nele, eu entendi que seria uma empresa com os mesmos valores dele, e confirmo isso a cada semana e cada evento como esse”.
Elaine Silva, Técnica de Qualidade